Reportagem publicada na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios
Edição Agosto 2004 - No 187 Página 22


VEÍCULOS

Esticaram meu carro!

Uma oficina mecânica especializa-se em alongar automóveis comuns e
transformá-los em limusines


Lorena Vicini

Divulgação
UM DOS 18 CARROS preparados pela Limousine Brasil, do Rio de Janeiro

Foi-se o tempo em que andar de limusine era privilégio só de noivas e celebridades de Hollywood. Ao menos se depender de Roberto Morabia, Diretor da empresa Limousine Brasil, do Rio de Janeiro. Morabia garante que é capaz de transformar qualquer veículo numa limusine e já alongou 18 dos 80 carros do gênero que existem no país. "Faço desde Fuscas até Stratus", diz.

A inspiração para montar a empresa surgiu em uma viagem de Morabia à Argentina em meados dos anos 90, período em ele trabalhava como analista de sistemas. Ele viu um carro funerário alongado e pensou em importar a idéia para o Brasil. Ao contrário do que se imagina, de acordo com o empresário, o que caracteriza a limusine não é o comprimento do carro, mas a divisória de vidro que separa o motorista dos passageiros que ficam atrás. Na verdade, os carros alongados e com divisórias são conhecidos como stretch limusines.

??.000 reais é o custo médio para alongar um carro

Morabia conta que, quando estruturou a Limousine Brasil, em 1996, queria deixar os carros como os americanos. Mas descobriu que a tecnologia usada nos Estados Unidos é muito cara. Ele decidiu pesquisar, então, outras técnicas e hoje consegue fazer uma limusine por ??.000 reais. "Nos EUA, onde se alongam cerca de 6.000 carros por ano, uma limusine sai por 150.000 reais", diz.

Para 2005, afirma Morabia, dois carros já estão encomendados. Ele acredita que essa categoria de carro ainda é subaproveitada no Brasil. "Nos Estados Unidos, é comum se utilizar limusines no transporte de turistas e de empresários", afirma. "Futuramente, com a popularização do veículo, será possível até usá-los como táxis". Convenhamos, não seria nada mal enfrentar congestionamento dentro de um automóvel espaçoso, com frigobar, DVD e televisão.